quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

UMA VISITA AO MOSTEIRO DE SANTA CLARA-A-VELHA




Integrando o vasto património que a cidade de Coimbra possui, de visita obrigatória para se entender a história da cidade, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha foi incluído nos monumentos a visitar pelo Clube do Património Génios de Castro desde o início da programação das atividades. 
O núcleo primitivo do mosteiro foi fundado por Dona Mor Dias em 1286, mas a oposição dos monges de Santa Cruz à existência da nova casa monacal feminina levou ao encerramento da comunidade alguns anos mais tarde. 
Foi precisamente D. Isabel de Aragão, conhecida como Rainha Santa, que refundou a casa monástica e voltou a chamar as freiras clarissas a Coimbra no ano de 1314. 
A construção do edifício, orientada pelo arquiteto do Mosteiro da Batalha, Domingos Domingues, deu-se por concluída em 1330, destacando-se pela dimensão da igreja e do claustro e pelo facto da abóbada em pedra cobrir as três naves. 
A estrutura que hoje subsiste é originária deste grande empreendimento patrocinado pela Rainha Santa. 
O Mosteiro de Santa Clara sofreu desde sempre com os sucessivos avanços das águas do rio. As cheias impuseram o ritmo às obras de edificação, e a cota do conjunto do mosteiro foi sendo sucessivamente elevada, originando até a construção de um piso superior. Nos séculos seguintes, a vida das freiras viu-se condicionada pelas vontades do rio até que, em 1677, a comunidade abandonou o espaço para ocupar o edifício do mosteiro de Santa Clara-a-Nova, construído por ordem do rei D. João IV nas redondezas, mas em terreno mais elevado. 
O mosteiro de Santa Clara-a-Velha ficou então abandonado, em estado de ruína, até há poucos anos, quando foram efetuadas obras de recuperação que também permitiram a descoberta de um vasto espólio. 

Imagem antiga do mosteiro de Santa Clara-a-Velha onde se podem observar os terrenos alagados 

Atualmente encontra-se aberto a visitas do público. Este, para além de ver o património, usufrui de um Centro Interpretativo, que brinda os visitantes com exemplos da vida monástica, a história do local e a requalificação do espaço, recorrendo a meios audiovisuais. 
O Clube do Património Génios de Castro visitou o mosteiro no dia 18 de janeiro. Foi-nos mostrado um diaporama onde é retratado o quotidiano da comunidade monástica que aqui viveu desde a sua fundação. 
Visitámos uma exposição instalada no Centro Interpretativo do Mosteiro que acolhe a história do lugar e o importante espólio deixado pelas religiosas, desde porcelanas e faianças, Rosários, anéis e muitos outros objetos que permitem reconstruir o seu dia-a-dia. 
Visitámos ainda as ruínas do mosteiro Santa Clara-a-Velha que compreendem, para além da magnífica igreja com características muito peculiares, um claustro com dimensões monumentais, que o tornam no maior claustro gótico conhecido em Portugal. 
Junto à cerca, a Rainha Isabel de Aragão mandou construir um Paço onde viveu. Foi também aqui que foi sepultada.



















Sem comentários:

Enviar um comentário