O Museu Nacional de Machado de Castro, assim designado em homenagem ao conimbricense Joaquim Machado de Castro, escultor régio nos reinados de D. José, D. Maria I e D. João VI, abriu ao público no dia 11 de outubro de 1913. É dos mais importantes museus de Belas-Artes, como se pode observar pelo seu espólio de escultura, pintura e artes decorativas.
Ocupa as antigas instalações do Paço Episcopal de Coimbra a que se acrescentou, em 2012, um edifício novo.
Joaquim Machado de Castro nasceu em Coimbra, no dia 19 de junho de 1731 e morreu em Lisboa, no dia 17 de novembro de 1822. Recebeu formação humanista que recebeu dos Jesuítas. Esses valores, bem como a aptidão para a arte, fizeram dele o maior e mais culto dos escultores portugueses do seu tempo. Ficou conhecido pela reposição da tradição da escultura em pedra.
Joaquim Machado de Castro
A visita que o Clube do Património efetuou no dia 23 de novembro, deu realce ao criptopórtico datado do séc. I que constitui a mais importante construção romana conservada em Portugal.
Para dar mais cor à visita, os membros do clube tiveram oportunidade de assistir a uma visita dramatizada ao criptopórtico do Museu Nacional Machado de Castro. Deparámo-nos com o ator Ricardo Calash, que personificou um "velho" guarda de museu, o Chaves, que cresceu lá dentro. Desvendou-nos o "seu brinquedo" de criança - o Museu.
Rapidamente todos fomos "promovidos" a ajudantes de guarda para que, de uma forma ativa, pudéssemos participar e também ajudar a "organizar" toda a visita guiada. Pelo meio, o ator utilizou uma série de recursos: baralhos de cartas, truques de ilusionismo, mapas, fotografias antigas, maquete do criptopórtico, além dos recursos próprios da arte dramática, para que, de forma lúdica, pudéssemos responder a algumas perguntas tais como:
-Quem eram os Romanos?
-Os Romanos viveram há muito tempo?
-O que era o império romano?
-Como eram as cidades romanas? O que era o Fórum?
-Como construíam eles as suas cidades?
-Como se chamava Coimbra no tempo dos Romanos?
-O que é o criptopórtico? Para que servia? Quem o utilizou? E em que épocas?
Sem comentários:
Enviar um comentário