quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

OFICINA DE NATAL





» Oficina de Natal

        com Vânia Couto e Clube do Património da Escola Básica Eugénio de Castro


Dias 30 novembro + 7, 21 e 22 dezembro


Colégio de S. Pedro, Rua da Sofia

SE JACC em parceria com a APB (Programa de Natal)


Apresentação pública de uma oficina especialmente concebida para o Clube do Património da Escola Básica Eugénio de Castro, com o objetivo de explorar o repertório musical alusivo à época natalícia. Esta formação procura dar a conhecer aos jovens a diversidade da música subordinada ao tema da Natividade, entendida enquanto património imaterial, no cruzamento com a riqueza do património arquitetónico (material) da cidade de Coimbra. O processo de formação artística com os jovens do Clube do Património da Escola Eugénio de Castro desenvolve-se através de exercícios musicais, a partir do qual irão criar coletivamente um espetáculo, que terá uma apresentação final no Colégio de S. Pedro, na Rua da Sofia.







Esta oficina é da responsabilidade da atriz Vânia Couto, responsável pelo projeto Catrapum Catrapeia, que dinamiza oficinas e espetáculos de expressão musical e dramática, para pequenos e graúdos, numa participação ativa e didática. Desde muito jovem participou em associações de música e de teatro amador. Mais tarde, em Coimbra (onde estudou Psicologia), a paixão cresceu através do contacto com diversos organismos culturais. Entrou para o GEFAC (Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra) em 2006, onde descobriu as raízes da música portuguesa. Foi uma das fundadoras da Tuna da FPCEUC e participou ainda em diferentes eventos culturais académicos. Em espaços míticos da cidade, como a Casa de Fados Diligência, deixou-se também embalar por intermináveis noites de Fado Vadio. Foi um tempo de aventuras que acabaram por desaguar em projetos mais sérios. Explorou novos caminhos que a levaram ao curso de Jazz da escola Sítio de Sons, onde fez formação em guitarra e voz. Em 2010 realizou o Curso de Animadores Musicais da Casa da Música do Porto, no âmbito do projeto Sonópolis, vocacionado para o trabalho com comunidades. Em 2011, na empresa Tempos Brilhantes, fundou e desenvolveu projetos educativos ligados à música e ao teatro, lecionando, atualmente, expressão musical e dramática a alunos do ensino básico, pré-escolar e creche. Neste momento está a fazer o Curso de Pedagogia Musical de Jos Wuytack, uma metodologia educativa prestigiada para crianças dos 6 aos 10 anos. 
Faz parte do projeto Macadame (música tradicional portuguesa com interpretações contemporâneas) e tem um projeto a solo. Em 2012 foi convidada para dar voz ao projeto Pensão Flor, considerado um dos melhores álbuns de 2013 e que tem vindo progressivamente a ser reconhecido pelo público nacional e internacional.




























Sem comentários:

Enviar um comentário