quarta-feira, 28 de novembro de 2018

VISITA AO CENTRO DE ARTES VISUAIS









No passado dia 9 de novembro o Clube do Património foi visitar o Centro de Artes Visuais instalado no Pátio da Inquisição. O Pátio da Inquisição deve o seu nome ao conjunto de edifícios de valor histórico e arquitetónico, onde funcionou, a partir de 1566 até à sua extinção, em 1821, o Tribunal do Santo Ofício, mais conhecido por Inquisição. O pátio congregou o primitivo Colégio das Artes. A partir de 2003 aí se instalou o Centro de Artes Visuais (CAV), que fomos visitar.
Tivemos o prazer de visitar este espaço onde está patente a exposição de obras da artista Ana Vieira, centrada no trabalho da artista plástica em torno da ausência e da perda.
A artista plástica nasceu em Coimbra, em 1940, e viveu e trabalhou em Lisboa, onde faleceu em 2016.









Pudemos ver várias obras da artista onde se destacam a primeira e a última obra realizadas por Ana Vieira, que viu o mundo através do vazio, retratando o período de crise político, económico e social que o país viveu.








Esta foi uma tarde muito enriquecedora, pois tivemos o prazer de visitar o Teatro da Cerca de São Bernardo. Fomos contemplados com uma visita guiada, onde tivemos acesso aos bastidores. Visitamos a sala de espetáculos, subimos ao palco, vimos todos os adereços que constituíam o cenário do espetáculo que estava em exibição, ainda vimos os camarins onde acontece toda a magia da transformação das personagens.









Sem comentários:

Enviar um comentário