quinta-feira, 6 de junho de 2019

POEMA DE EUGÉNIO DE CASTRO PARA A SUA MULHER


Eugénio de Castro dedicou alguns dos seus versos a familiares, nomeadamente aos filhos e à mulher. Este é o poema que dedicou à sua mulher, Brígida Augusta Correia Portal, com quem casou no dia 22 de maio de 1898. Desse casamento houve seis filhos.



EPÍLOGO


A Minha Mulher



A cem portas bati por noite agreste,
Em que o vento mugia como um touro,
Antes de enfim parar à porta d’ouro,
A cujo limiar me apareceste


Nos versos que aí ficam, se é que os leste,
Talvez p’ra a nossa estima aches desdouro,
Sob o cipreste vendo, ou sob o louro,
Tantas amadas de perfil celeste.


Mas não! Ao pé de ti, sou outro. A vida,
Sopro de bênçãos, no meu horto flui…
E aquele que divaga nas alfombras


Deste livro, lunática avenida,
Não sou eu, é a sombra do que fui,
!Uma sombra saudosa doutras sombras!




Eugénio de Castro in Obras poéticas de Eugénio de Castro / reprodução fac-similada dirigida por Vera Vouga


Obras poéticas de Eugénio de Castro


Sem comentários:

Enviar um comentário