Uma visita à Arte e suas manifestações singulares
Pintura de Élia Ramalho
|
Élia Ramalho é doutoranda no curso Materialidades da Literatura na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, possui o Mestrado em Comunicação Estética e a Licenciatura em Artes Plásticas/Pintura na ARCA-EUAC, Coimbra.
Ostenta um vasto currículo na área da fotografia, desenvolvimento de ensino artístico e literário, apresentações e edições de livros, atividades em diversas bibliotecas da rede escolar e municipais, ensino pela arte, dinamização do livro, associações culturais, gestão de atividades de enriquecimento curricular em escolas, produção de conteúdos e ensino na área das artes plásticas e criação e ilustração de material didático e pedagógico.
Como artista participou em diversas bienais de artes plásticas, em inúmeras exposições individuais e em eventos de promoção do livro e da leitura, entre outas atividades.
A sua obra está representada em coleções particulares e institucionais.
É uma artista visual, com um trajeto performativo no contexto do ensino artístico, e gosta de ensinar arte através de diálogos com crianças e jovens. Para o efeito, utiliza a voz e expressão corporal para comunicar, num formato diferente das aulas formais.
No ensino da arte dedica-se a dar oficinas para crianças a partir da obra de diversos autores das diferentes áreas de expressão, como Desenho, Pintura, Escultura e outras (ex. Van Gogh, Picasso, Miró, Amadeu de Sousa Cardoso, Almada Negreiros e Júlio Pomar, entre outros). A formação que ministra, nas áreas da pintura, ilustração e escrita criativa, é destinada a profissionais das áreas da Educação e Cultura, onde a obra de arte é a ferramenta educativa para as diversas áreas dos currículos pedagógicos.
Palavra Pintada editou vários livros. O último, “ARTE | metáfora da vida”, está cheio de pequenas histórias contadas por desenhos, decalques, pegadas, brinquedos, palavras, livros… Um desafio para alimentar a infância de todos, misturando brincadeira com arte.
A arte de Élia Ramalho manifesta-se também em formatos pouco usuais, como em t-shirts e sapatilhas.
Foi, assim, com grande expetativa que o Clube do Património dos Génios de Castro fez uma visita às instalações do atelier, situado na Rua de Montarroio, na nossa cidade. Foi maravilhoso e deslumbrante tomarmos contacto com um mundo de arte para nós desconhecido!
Sem comentários:
Enviar um comentário