domingo, 28 de abril de 2019

VISITA AO GEFAC


AS MANIFESTAÇÕES DA CULTURA POPULAR E A SUA MANEIRA DE SER

O Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC) foi fundado, como Organismo Autónomo da Associação Académica de Coimbra (AAC), no ano de 1966. 
Desde esse ano, vem desenvolvendo um pormenorizado trabalho de recolha, tratamento e divulgação do património imaterial do nosso país. A sua atividade prolonga-se pela divulgação das manifestações tradicionais, formação e conceção de espetáculos originais. 
As manifestações populares são “transformadas” criativamente, quanto aos ajustamentos dos aspetos cénicos, o que resulta num espetáculo globalizante. O objetivo é acentuar o sentimento que provocou o aparecimento das manifestações e não tanto demarcar as várias regiões portuguesas. 
A instituição organiza formação, exposições, recolhas, publicações, Jornadas de Cultura Popular, espetáculos, teatro popular e performances. Este ano decorreram as “XVII Jornadas de Cultura Popular: A mulher e a cultura popular: ofícios, cantos e contos”. 
O GEFAC possui várias vertentes artísticas como Tocata, Dança e Teatro. Como organismo da Academia, durante o ano letivo fazem-se ensaios semanais abertos a qualquer pessoa que queira experimentar. 
Foi também por este o motivo que o Clube do Património dos Génios de Castro fez uma visita ao GEFAC no dia 26 de abril. Depois de nos terem sido mostradas a história e as atividades do organismo, os membros do clube foram convidados a participar nos ensaios desse dia, o que fizeram com muito entusiasmo e empenho. 

ALGUNS ESPETÁCULOS E ATIVIDADES DO GEFAC

De Lá Para Cá: Cantando e Andando

De novo Mar

Workshop “Danças Tradicionais Portuguesas”































Sem comentários:

Enviar um comentário