sexta-feira, 12 de abril de 2019

VISITA AO CENTRO DE ARTES VISUAIS


RELAÇÃO ENTRE CINEMA E ARTES PLÁSTICAS



Cena do filme “The Shining”


O Centro de Artes Visuais inaugurou um ciclo de exposições dedicado à relação que se estabelece entre o cinema e as artes plásticas. Esta inauguração foi feita com a exposição “All work [&] no play”, do artista francês Nicolas Giraud e com curadoria de Paulo Pires do Vale. 
Nicolas Giraud desenvolveu uma pesquisa artística em volta dos mecanismos de construção da imagem e o seu trabalho nas artes plásticas prolonga-se nas atividades de comissariado, de crítica e de ensino. 
Na exposição, o artista debruça-se sobre o conhecido filme “The Shining”, de Stanley Kubrick, à volta do qual desenvolve uma reflexão sobre a escrita e o universo do escritor. 

Cartaz da exposição

O filme "The Shining" está classificado como uma obra-prima do terror moderno ou mesmo como o melhor filme de terror dos nossos tempos. 
A história é de Stephen King, de 1977 e o filme, de 1980, foi realizado por Stanley Kubrick, tendo como ator principal Jack Nicholson. No filme, um professor com aspirações a ser escritor é contratado para tomar conta do “Overlook Hotel” durante o período austero das tempestades do Colorado. 
O filme pode ser visto como um estudo implacável sobre a paranoia e o desprezo. 

Mais uma vez, o Clube do Património dos Génios de Castro visitou o Centro de Artes Visuais e foi comtemplado com uma visita guiada a mais uma excelente exposição. A partir da frase da história do filme, os membros do clube datilografaram textos numa máquina de escrever antiga. 

Pormenor da exposição











































Sem comentários:

Enviar um comentário