O DIA EM QUE A POESIA SAIU À RUA
A poesia está na rua
O conhecido cartaz da pintora Maria Helena
Vieira da Silva alusivo ao 25 de Abril de 1974 encontra-se entre os mais
bonitos que a liberdade inspirou
|
O Centro de Documentação 25 de Abril, situado no Colégio da Graça, Rua da Sofia, 138, Piso 3, foi criado no âmbito da Reitoria da Universidade de Coimbra e é hoje uma das Unidades de Extensão Cultural e de Apoio à Formação da Universidade de Coimbra. Tem como objetivo recuperar, organizar e pôr à disposição da investigação científica o valioso material documental disperso pelo país e estrangeiro relativo à transição democrática portuguesa, mas também sobre toda a segunda metade do século XX nacional.
Possui arquivos privados, biblioteca especializada, recortes de imprensa e arquivo audiovisual e iconográfico.
Foi, assim, com especial interesse, dada a época que atravessamos, que visitámos duas exposições que lá estão patentes:
CAMINHOS QUE ABRIL ABRIU
O ciclo, com a denominação acima, integra a XXIª Semana de Cultura da Universidade de Coimbra, e inclui uma exposição e a projeção de um filme inédito seguida de debate. Inclui uma exposição documental, com curadoria da fotógrafa Susana Paiva, que incorpora trabalhos seus associados a imagens que fazem parte do acervo da instituição.
A exposição “Memória a dois tempos” é composta por fotografias do arquivo do Centro de Documentação 25 de Abril e revelam-nos o território humano da emigração portuguesa na região de Paris no princípio da década de 1970. O trabalho fotográfico de Susana Paiva destina-se a criar identidades para quem delas precisava para escapar à guerra e à perseguição da PIDE.
Homenageiam-se Luis Pascoal, importante doador do Centro, que reuniu o núcleo fotográfico original exibido e José Hipólito dos Santos, a quem pertenceram os objetos fotografados.
45 ANOS DE ABRIL
Nesta exposição pudemos apreciar alguns documentos curiosos como:
· Carta de Câmara Reis a Hernâni Cidade, de 1924.
Fotografia com António Areosa Feio, Albertino Dias (CGT)? Virgínia Moura, Ruy Luís Gomes, Maria Lamas e José Morgado (doação: Carolina Lemos), de 1949.
· Postal: abril em Portugal - Dia do turista. Desenho de José Vilhena, de 1964.
· Registo áudio: Entrevista Firmiano Cansado Gonçalves / Alexandre Oliveira, de 1965
· Radio Universidade: boletim mensal. Lisboa. Fevereiro de 1969
· Fotografia: crianças do Bairro da Relvinha em Coimbra, de 1972
· Apoio ao 25 de Abril. Reclusos do Estabelecimento Prisional do Porto em 1974.
· Registo áudio: Programa do Movimento das Forças Armadas 1- Emissão de 22 de out. de 1974
· Fotografia - Manifestação de motoristas de táxi. Junho de 1975
· Fotografia: Otelo Saraiva de Carvalho e José Afonso. Comício de apresentação da candidatura de Otelo às eleições presidenciais. Setúbal, junho de 1976
A exposição é ainda composta por capas de livros, panfletos (bilhetes da Carris com slogans alusivos ao dia de trabalho para a Nação) e primeiras páginas de jornais.
Sem comentários:
Enviar um comentário