quarta-feira, 8 de maio de 2019

RÁDIO UNIVERSIDADE DE COIMBRA

DA ACADEMIA PARA O MUNDO



A RUC (Rádio Universidade de Coimbra) é uma secção cultural da Associação Académica de Coimbra e da Universidade. Foi fundada, simbolicamente, no dia 1 de março de 1986, o dia da Universidade de Coimbra. A partir de 10 de dezembro desse ano surgiram os primeiros serviços noticiosos com carácter regular. 
Contudo, a origem da rádio remonta à década de 40 do século XX com o Centro Experimental de Rádio, que começou a formar técnicos e locutores e deu início às emissões regulares em circuito interno nas cantinas universitárias, sendo também ouvida na cidade. 
Durante muitos anos teve também a colaboração da RDP Emissora Nacional, que concedeu algum do seu tempo de antena aos estudantes. 
A atual RUC teve os seus primeiros passos em 1982, ao serem adquiridos os meios técnicos capazes de garantir emissões regulares, dando-se também início ao processo de legalização, através do Pedido de Licenciamento de uma Estação Emissora, o que ocorreu em 14 de novembro de 1983. Ao ser licenciada, a Rádio Universidade de Coimbra tornava-se no primeiro órgão de comunicação social inteiramente composto e gerido por estudantes universitários. 
Desde então, a RUC dirige a sua atividade para a formação, informação, assuntos da academia e cultura, mas é, sobretudo, um espaço sempre aberto ao experimentalismo, diferente das restantes rádios do país pelo seu papel formativo e formato não convencional, variado e eclético. 
É a única rádio escola do país e dá formação anual em três vertentes: Informação, Locução & Realização e Técnica de Radiodifusão. 

Edifício da Associação Académica de Coimbra onde está instalada a RUC


No dia 3 de maio, os membros do Clube do Património os Génios de Castro fizeram uma visita às instalações da RUC, situadas no edifício da Associação Académica, onde lhes foi explicada a sua história, atividades e a importância da liberdade de expressão, por uma das responsáveis da instituição. Puderam ainda ver in loco a emissão ao vivo e experimentar a profissão de locutor, colocando músicas e simulando entrevistas, tal como se pode ver nas imagens.































Sem comentários:

Enviar um comentário