quarta-feira, 6 de março de 2019

ENTRE O PERU E A BOLÍVIA: TRADIÇÃO E MODERNIDADE NOS POVOS DO LAGO TITICACA


Centro Cultural Penedo da Saudade

O Centro Cultural Penedo da Saudade integra o projeto cultural do Instituto Politécnico de Coimbra e situa-se numa zona emblemática de Coimbra, na Rua Marnoco e Sousa, junto ao Penedo da Saudade. 
Tem como objetivo principal contribuir para o enriquecimento cultural da comunidade do Instituto, complementando a já existente produção cultural das suas unidades orgânicas mas também incentivando o consumo cultural e artístico. 
Pretende também estreitar relações com os municípios circundantes, promovendo a partilha de eventos culturais e artísticos, através da divulgação ou de intercâmbios. 
Por outro lado, deve ser visto como um complemento à formação académica dos estudantes e contributo para uma nova visão sobre a arte e sobre a cultura. 
No dia 1 de março, o Clube do Património dos Génios de Castro visitou a exposição “TITICACA - No coração dos Andes” que exibe fotografias de António Luís Campos, fotojornalista da National Geographic. O tema retratado é o lago Tititaca, situado a quase 4 000m de altitude, no coração dos Andes, o mais alto lago navegável do mundo, dividido entre o Peru e a Bolívia. É o berço mitológico do Império Inca e hoje lar das comunidades Quechua e Aymara, herdeiras de uma cultura milenar ainda existente. 
Ao longo de 5 anos, o fotojornalista captou o modo de vida quotidiana destes povos, em redor das margens e nas ilhas do grande lago, onde se perpetuam as vivências que conciliam a tradição e modernidade.

Fotografia da exposição “TITICACA - No coração dos Andes”





























 












Sem comentários:

Enviar um comentário