quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

A SALA DA CIDADE: UM ESPAÇO CULTURAL PARA COIMBRA



A Sala da Cidade ocupa o espaço do antigo Refeitório de Santa Cruz, contíguo aos Paços do Município, na Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, na Baixa de Coimbra. É um espaço da Câmara Municipal de Coimbra dedicado a acolher exposições e outras manifestações de carácter cultural, situado numa zona privilegiada da urbe. 
No dia 2 de fevereiro foi inaugurada mais uma exposição, “Mais Amor, Por Favor”, que junta pintura e escultura. 
A pintura é de autoria de Carina Gomes, uma conimbricense radicada em Lisboa, onde exerce a sua atividade profissional. Possui experiência e formação em Design de Moda e Arquitetura de Interiores, tendo concluído a pós-graduação em Moda, na Paris American Academy - École de Beaux Arts et Mode, e o Mestrado em Design e Arquitetura de Interiores, na Escola Superior de Artes Decorativas, na FRESS - Fundação Ricardo Espírito Santo e Silva, em Lisboa. 
Na área das Artes Plásticas possui uma obra amplamente elogiada, tendo realizado várias exposições individuais e coletivas, em Portugal e no estrangeiro, onde está representada em várias coleções privadas e públicas. 
A exposição é constituída por escultura de Carlos Ramos, um lisboeta com vasta obra nas áreas do design gráfico e medalhística. Tem participado em exposições coletivas e individuais, em Portugal e no estrangeiro estando, também, representado em diversas coleções públicas e privadas. Dedica-se, igualmente, à cenografia, adereços e máquinas de cena para várias companhias de teatro. Colabora com a Companhia Nacional de Bailado, na pintura do pano de boca de cena, pintura do guarda-roupa, recuperação de adereços e joalharia. Contribuiu para o filme “O artista no seu atelier”, de Álvaro Queiroz, Acervo da Cinemateca Portuguesa. Obteve o Prémio Aquisição ANJE – Associação Nacional da Jovens Empresários, Porto e uma Menção Honrosa, no âmbito do IV Prémio Edinfor de Escultura. 
O Clube do Património os Génios de Castro visitou a exposição no dia 8 de fevereiro já que o património de Coimbra também é a sua arte. Através das pinturas, das esculturas e da visualização de um vídeo onde eram conjugadas imagens, fotografias e esculturas, nota-se a agitação do dia a dia em contrasta com o amor. Esta exposição leva-nos a refletir sobre a importância do amor como caminho para a felicidade e para o nosso equilíbrio. 














Sem comentários:

Enviar um comentário