quarta-feira, 20 de novembro de 2019



VISITA À TORRE DE ALMEDINA E MUSEU DA CIDADE MURALHADA - 22 de outubro







O Bairro Alto de Coimbra foi, durante muito tempo, território mouro, e uma das suas heranças é este monumental arco, que hoje em dia representa um modo mais animado de entrar nesta zona da cidade. Este arco é considerado como uma das atrações turísticas mais visitadas de Coimbra, e é um ponto de partida para começar a ver a antiga cidade. Esta foi a principal porta da muralha medieval. A parte mais antiga da porta remonta ao século IX e era composta por duas torres unidas por um arco. Atualmente, possui uma torre medieval que inclui o histórico Museu da Cidade Muralhada, onde se exibe uma maquete em escala da antiga cidade de Coimbra com o seu castelo. O museu também conta com uma reprodução audiovisual, que expõe o destino das inúmeras torres que havia nas muralhas de Coimbra.
O Clube do Património visitou no passado dia 22 de setembro este espaço emblemático da cidade e visualizou a exposição aí patente, subordinada ao tema “ O Espaço Urbano de Coimbra: da Idade Média ao anos 70 do Século XX. “ A exposição aborda os grandes momentos da expansão urbana de Coimbra, desde a Idade Média até aos anos 70 do século XX.
A partir do andar superior da torre os alunos puderam usufruir das vistas fantásticas sobre a cidade, e divertiram-se a olhar para baixo, para os matacães, grandes buracos redondos feitos no chão, por onde se vertia o azeite quente para queimar os inimigos que quisessem conquistar a cidade.


Foi um dia divertido e os alunos manifestaram grande interesse na visita da torre e exposição. Ficam os registos fotográficos da visita com os Génios de Castro.
A finalizar a visita os nossos alunos foram presenteados com um chocolatinho, oferecido pelas professoras, da famosa Chocolataria Equador.


A Chocolataria Equador chegou a Coimbra e surpreende não só pela decoração do espaço e cuidado colocado em cada embalagem (sustentáveis e de produção própria), mas sobretudo pelo sabor e grande diversidade e qualidade do chocolate. A Chocolataria é uma marca bean-to-boutique, Chocolate Artesanal. Mais que um negócio, a Equador é uma experiência. A Cacau Equador aposta na qualidade do cacau e na reabilitação das variedades que originalmente foram trazidas pelos portugueses para esta ilha por volta de 1850, descobertas na Amazónia de onde são oriundas.








Foi um prazer ter nesta visita a companhia da professora Isabel Parra, docente recentemente aposentada, da nossa escola e que também já outrora foi dinamizadora deste clube.
Obrigada Professora Isabel. Foi um gosto! Memória, para mais tarde recordar.

Sem comentários:

Enviar um comentário