quinta-feira, 21 de novembro de 2019

F

      VISITA AO MUSEU DO CHIADO / COLEÇÃO TELO DE MORAIS


No dia 8 de novembro, os génios do Clube do Património visitaram o Edifício Chiado e  “A Coleção Telo de Morais em 9 obras “.Considerado "(...) o mais bello e magestoso edifício da Lusa Atenas(...)" (Idem, ibidem), este estabelecimento comercial foi inaugurado em 25 de Abril de 1910, sendo um dos raros exemplos de arquitectura do ferro existente na cidade do Mondego. O autor do projeto permanece desconhecido, mas sem dúvida pode apontar-se ao Edifício Chiado um relevante papel na "(...) modernização do comércio, incluindo o design das lojas, os modos de produção e distribuição, bem como as relações de trabalho." (Idem, ibidem, p. 161). Implantado numa das principais artérias da Baixa de Coimbra, o edifício apresenta uma "fachada-montra" dividida por módulos, unidos de forma elegante pela estrutura de ferro de inspiração Arte Nova. Os diferentes pisos possuem varandas completamente envidraçadas, num jogo de formas geométricas que se conjugam com os recortes de gosto romântico das ferragens. Embora seja inegável o seu carácter único no conjunto arquitectónico da Baixa, o Edifício Chiado encontrava-se devoluto na década de 70 do século XX, tendo sido então considerada a hipótese de ser demolido; no entanto, um movimento cívico propôs a sua aquisição pela Câmara Municipal de Coimbra, que se tornou proprietária do prédio em 1980.
Em 1995, o Edifício Chiado foi objecto de uma profunda intervenção, numa obra que resultou na sua conservação e adaptação a espaço museológico, e de que se destaca a manutenção da estrutura primitiva, exterior e interior, e do carácter estético de gosto cosmopolita.
Atualmente o pólo museológico do Edifício Chiado alberga a Colecção Telo de Morais, que se divide em seis núcleos, integrando mobiliário, cerâmica, escultura, salientando-se, entre outros, o conjunto de pintura portuguesa dos séculos XIX e XX.                         

 Os alunos visitaram o Edifício e as várias salas, visualizando obras de arte de pintura portuguesa do século XIX e primeira metade do século XX, mobiliário dos séculos XVII e XVIII, portugueses e indo-portugueses, peças de cerâmica europeia e um núcleo de pratas, com peças dos séculos XVIII e XIX.

No interior do Edifício os alunos puderam ainda visualizar e explorar a exposição dos trabalhos artista Luís Lázaro Matos desenvolve uma figuração gráfica sobre fundos exuberantes que resulta em ambientes delirantes e fantasistas, nos quais a componente literária e musical está geralmente presente. Eclipse – Interstellar Journey to the English Countryside (2019), obra comissionada pelo Anozero’19 para o Edifício Chiado, é um êxtase alienígena com base nos desenvolvimentos astronómicos oitocentistas, nomeadamente na teoria especulativa de William Herschel, na qual todos os planetas seriam habitados e a superfície lunar se aparentaria à paisagem do countryside inglês. Recorre à representação estereotipada do extraterrestre nas múltiplas narrativas ficcionais e à ideia de paraíso formulada pelas sociedades capitalistas, patente, por exemplo, na pintura pastoral inglesa e em John Constable como imaginário para a criação de uma cosmogonia hipotética.
             Os nossos alunos na contemplação das obras de Luís Lázaro Matos



De regresso, para apanhar o nosso autocarro, fomos ainda  visitar, no Largo da Portagem, no antigo edifício do Banif, a loja da Comur. Loja da prestigiada marca de conservas, com sede em Murtosa, Aveiro e fundada em 1942. A decoração da loja foi inspirada num dos principais ícones da cidade de Coimbra, a Biblioteca Joanina. Obra-prima do Barroco, a Casa da Livraria foi edificada sob o patrocínio de D João V. Dotada de exemplares das mais raras coleções bibliográficas, a Biblioteca Joanina apresenta um acervo de coleções dos séculos XVI, XVII e XVIII que representam o que de melhor se produzia na Europa culta do seu tempo. Não sendo possível tocar nas prateleiras da Biblioteca Joanina, na Loja da Comur podemos fazê-lo. No entanto a única coisa que podemos retirar das estantes são latas de conservas bastante arrojadas. 
O Clube do Património foi brindado com uma degustação dos vários produtos que se encontram à venda na loja.



Sem comentários:

Enviar um comentário