quarta-feira, 20 de novembro de 2019



   VISITA AO JARDIM BOTÂNICO - 29 de outubro



No dia 29 de outubro os alunos do Clube do Património, visitaram o Jardim Botânico da nossa cidade. Estava um dia soalheiro de outono o que permitiu desfrutar em pleno esta visita .O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, localizado no coração da cidade de Coimbra desde 1772, por iniciativa do Marquês de Pombal, estende-se por mais de 13 hectares  em terrenos que na sua maior parte foram doados pelos frades Beneditinos.  
É membro da Associação Ibero-Macaronésica de Jardins Botânicos e da BGCI, e apresenta programas de conservação para a International Agenda for Botanic Gardens in Conservation.
Os jardins botânicos surgem na Europa como consequência da expansão europeia do século XV. O contacto com plantas e animais exóticos despertou o interesse pelo seu estudo. Exemplo disso foi o português Garcia da Orta que no Séc. XVI, viajou para a Índia e se dedicou ao estudo das propriedades terapêuticas das plantas, publicando dois importantes ensaios.
O Jardim integra uma estufa fria construída na década de 50, por iniciativa do Prof. Doutor Abílio Fernandes, aqui encontramos uma flora adaptada a ambientes húmidos e sombrios, rodeada por um pequeno riacho. No interior, pode ser apreciada uma homenagem à Ciência das Plantas: um nu feminino, do escultor Martins Correia, intitulado “Botânica”.
Os nossos alunos usufruíram de uma bela visita guiada e mostraram-se muito curiosos nas questões que formularam. Recolherem vestígios do património natural, folhas caídas de outono, flores e algumas ramagens, como recordação.
                                                                                 Fonte:Miguel Rolão

Sem comentários:

Enviar um comentário