sexta-feira, 14 de junho de 2019

MERCEARIA A CAMPONESA


MEMÓRIA E MODERNIDADE NO COMÉRCIO TRADICIONAL DE COIMBRA


A mercearia A Camponesa (ao centro na imagem) situa-se na Rua da Louça, na “baixinha” de Coimbra

O passado de Coimbra foi moldado por séculos de memórias e tradições que inúmeras gerações de comerciantes ajudaram a construir.
O comércio tradicional é uma das imagens de marca da cidade, sobretudo na zona designada por “baixinha” de Coimbra, embora também florescesse noutras áreas como a Alta.
O centro histórico da cidade continua a ser o local perfeito para recordar ou tomar conhecimento com esta realidade pois desde a Idade Média que se divide entre a Alta Universitária, dedicada ao ensino e a Baixa, dedicada ao comércio e ao desenvolvimento. Apesar dos constrangimentos, a tradição continua a manter-se e a Baixa da cidade continua a ser um local para visitar ou fazer compras.
Uma das lojas de tradição é a Mercearia A Camponesa, surgida em 1912. Hoje, os proprietários Assunção Ataíde e Paulo Bela mantêm um projeto iniciado em 2016 que apresentando produtos tanto na área da alimentação como na área das bebidas, alia os produtos tradicionais à inovação de sabores contemporâneos, mas também se dedica a iniciativas culturais como exposições de que é exemplo a de autoria de Domingues Pinto que o Clube de Património dos Génios de Castro visitou no dia 7 de junho.
Sinal de comércio tradicional, este espaço estimula o convívio gastronómico, que aliado a manifestações culturais, se insere no âmbito do Património da Cidade de Coimbra. 



































Sem comentários:

Enviar um comentário