segunda-feira, 16 de março de 2020




UM EXEMPLO DE PATRIMÓNIO IMATERIAL



À semelhança do Património Material, o Património Imaterial também é uma categoria de património cultural definida pela Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial adotada pela UNESCO em 2003.
Desta forma se preservam os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições. 
Em Portugal, cantar as Janeiras é um costume muito antigo ligada à tradição cristã do nascimento de Jesus Cristo e aos presentes que os reis magos lhe levaram à gruta de Belém. 
O nome liga-se também ao mês de janeiro, cuja designação teve origem no deus romano Jano, que simbolizava o começo do ano solar, quando os primeiros dias e os raios solares crescem de novo, passando o seu tempo de duração a aumentar. 
Dando seguimento a esta tradição, no dia 10 de janeiro o Clube do Património Génios de Castro cantou as Janeiras no interior da nossa escola no meio de muita alegria. Com entusiasmo cantaram e encantaram na Sala de Professores, Secretaria, Conselho Executivo e Biblioteca Escolar, entre outros espaços, sendo sempre muito bem acolhidos.
Ficam os registos de um dia bem passado.




Sem comentários:

Enviar um comentário